IRON BUTT 

MINHAS CERTIFICAÇÕES

Registro nº 33.135
www.MAZZO.net.br
SaddleSore 1000 e BunBurner 1500 (13, 14 e 15 / 02 / 2009)


Foto da largada. Da esquerda para direita, Mazzo e Aristides

Desde quando comprei a FAT BOY estava querendo fazer um Iron Butt para "testar a máquina". Como o Aristides também comprou uma FX, programamos um IRON BUTT para fazer os devidos testes.

Na semana anterior a este Iron, mandei a Ana FATima para a revisão dos 8 mil kms. Então, tudo pronto, tudo acertado, roteiro definido, vamos ao Iron Butt.

Programamos um Iron de 1.500 milhas por percursos que tivessem algumas "retonas", pois queríamos testar também a performance, estabilidade, consumo, etc, rodando a 80, 120 e mais de 140 km/h. É claro que moto custom não foi projetada para rodar acima dos 120 km/h, pois o vendo é muito forte em relação a posição de pilotagem e como eu não gosto de bolha, porque se é para andar com pára-brisa, prefiro ir de carro, tinha que enfrentar o vento.

Nosso roteiro, saindo de Curitiba às 21 horas de sexta-feira foi: Curitiba-PR, São Paulo-SP, Campinas-SP, São José do Rio Preto-SP, Araçatuba-SP, Campo Grande-MS, Dourados-MS, Glória de Dourados-MS, Deodapolis-MS, NovaAndradina-MS, Bataipora-MS, Primavera-SP, Teodoro Sampaio-SP, Presidente Venceslau-SP, Presidente Prudente-SP, Ourinhos-SP, Jacarezinho-PR, Ventania-PR e Piraí do Sul-PR. Procuramos fazer o primeiro trecho, ou seja, o primeiro Iron, de 1000 milhas (SaddleSore 1000), no menor tempo possível. Fechamos os primeiros 1.675 km em pouco mais de 17 horas, em Fátima do Sul-MS, só com paradas rápidas para abastecimento. A partir daí demos uma relaxada, com tocadas mais leves, pois tínhamos mais 14 horas para completar as outras 500 milhas (800 km). Dependendo da disposição até iríamos fechar um Iron 2000 milhas, retornando até Londrinha-PR, depois Maringá-PR e Cascavel-PR. Mas como ainda não tínhamos dormido nada e segunda tinha que trabalhar, resolvemos ficar só nas 1.500 milhas, indo de Ourinhos-SP direto para Curitiba-PR. Próximo a Ibaiti-PR já estávamos com quase os 2415 kms necessários (no GPS), mas como tínhamos que fazer um pouco a mais, continuamos até Ventania-PR e não encontramos posto de gasolina aberto naquele horário, então fomos até Piraí do Sul-PR, onde abastecemos para comprovar o término do BunBurner 1500 e fomos dormir, quase 6 horas da manhã de domingo, com o roteiro realizado em menos de 36 horas. Dormimos até 1 da tarde e seguimos novamente para Curitiba-PR.

Agora começaremos a programar um Iron Butt de 3.000 milhas para testar a resistência (da moto), o problema que aí já teremos um custo um pouco maior, quem sabe a Harley ou Imox não resolve patrocinar ???? Aliás, escutamos muita coisa boa na estrada, mas se eu postar aqui já estarei fazendo propaganda gratuita pra Harley.

Veja a tabela abaixo para ter informações do consumo. Nossos abastecimentos foram sempre na faixa de 240 km rodados, sendo que um chegou até 302 kms. Pelas nossas despesas com os abastecimentos, posso adiantar que, tanto a FAT BOY (6 marchas injetada) ou a FX (5 marchas carburada) tiveram praticamente o mesmo consumo, pois sempre os abastecimentos davam quase o mesmo valor, a FX gastava um pouquinho a mais, cerca de 1 ou 2 reais.

Média do Combustível
Trecho
Tempo
Km
Litros
Km / Litro
São José dos Pinhais - PR
Registro - SP
2:08
217
12,250
17,714
Registro - SP
Louvera - SP
2:35
236
13,110
18,002
Louvera - SP
Santa Adélia - SP
3:07
280
15,556
17,999
Santa Adélia - SP
Araçatuba - SP
1:30
235
14,833
15,843
Araçatuba - SP
Três Lagoas - MS
3:28
209
14,900
14,027
Três Lagoas - MS
Campo Grande - MS
2:17
255
17,042
14,963
Campo Grande - MS
Fatima do Sul - MS
2:45
243
14,821
16,396
Fatima do Sul - MS
Teodoro Sampaio - SP
3:34
303
18,147
16,697
Teodoro Sampaio - SP
Candido Mota - SP
5:45
269
14,820
18,151
Candido Mota - SP
Ibaiti - PR
3:04
166
8,900
18,652
Ibaiti - PR
Piraí do Sul - PR
2:40
125
6,510
19,201
TOTAL
32:53
2.538
150,889
MÉDIA
2:59
231
13,717
17,059